Terapia Focada no Esquema Emocional

Segundo a Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, a terapia focada na emoção (TFE) vem sendo desenvolvida nos últimos 30 anos por Leslie Greenberg e colaboradores, sendo reconhecida pela Associação Americana de Psicologia (APA) (Society of Clinical Psychology, 2016) como uma terapia baseada em evidências para depressão, revelando também evidências de eficácia no tratamento de traumas complexos (Paivio & Pascual-Leone, 2010), transtorno de ansiedade social (Shahar, 2013), transtornos alimentares (Robinson, Dolhanty, & Greenberg, 2015), bem como em conflitos familiares e de casais (Goldman & Greenberg, 2015).

Esta terapia é focada em identificar como pensamos sobre nossas próprias emoções e as dos outros. Emoções como raiva, inveja, ciúmes, tristeza, ansiedade, ressentimento e sentimentos sexuais são colocadas nos holofotes e examinamos as crenças sobre sua causa, a legitimidade, a normalidade, a duração e até a tolerância de sua complexidade depois que são despertadas. Este conjunto de cognições e comportamentos são chamados de “esquemas emocionais”.

Como o logo deste site, o Yin e Yang representam a dualidade de forças opostas, as emoções também podem ser ambivalentes e legítimas, este tipo de abordagem centra-se então na busca e desenvolvimento da regulação destas forças instintivas que temos dentro de nós para uma vida mais satisfatória e plena.